Estado e prefeituras discutem o desenvolvimento regional

17/06/2019

A Prefeitura de Piracicaba sediou, na manhã de ontem, uma reunião para discussão do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O encontro contou com a participação do prefeito anfitrião, Barjas Negri, demais prefeitos e representantes dos municípios que integram o Aglomerado (23 no total). Também participaram Marco Vinholi, Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional e Marcos Camargo Campagnone, Secretário Estadual de Assuntos Metropolitanos.

Na ocasião, foi apresentado o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O documento se assemelha, guardadas as proporções, ao Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, no entanto, atua em caráter macro, norteando as ações para desenvolvimento da região.

O prefeito Barjas Negri, que é membro do Conselho de Desenvolvimento do Aglomerado Urbano de Piracicaba, salientou a relevância do encontro para o alinhamento das perspectivas e definição das ações adotadas pelos municípios englobados no conjunto. “Estamos inseridos em uma das principais regiões do Estado de São Paulo e, sem dúvida também, um dos principais polos de desenvolvimento do País. Os municípios do nosso Aglomerado Urbano sediam importantes plantas industriais e têm também forte apelo agrícola. É salutar a atenção dada ao Governo Estadual a nossos pleitos e estamos certos de que as melhores ações serão adotadas para o fomento econômico regional”, disse Barjas.  Vinholi citou a necessidade da efetiva retomada da atividade econômica nacional, o que representará o retorno dos investimentos do Governo Estadual para o desenvolvimento regional.

“ Temos como uma de nossas principais metas implementar com vigor um fundo de financiamento para que os municípios paulistas encontrem as condições de crescer, gerando empregos e divisas. Trata-se de ações conjuntas (Estado e prefeituras) de forma que cada um faça aportes financeiros para a criação dos meios para o retorno do crescimento real”, afirmou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional.

A partir da reunião desta terça, ocorrida em Piracicaba, Estado e Municípios terão, em breve, novos encontros para prosseguirem com as políticas públicas relacionadas ao Aglomerado Urbano de Piracicaba.

12 de junho de 2019

Link: http://www.jornaldepiracicaba.com.br/estado-e-prefeituras-discutem-o-desenvolvimento-regional/